Você sabe dizer e receber um NÃO?

Nao 300x200 - Você sabe dizer e receber um NÃO?Como é difícil dizer e receber um não. O Não como resposta está invariavelmente associado a antipatia, a quem faz corpo mole, etc. Quantas vezes você aceitou fazer algo que não gostaria de fazer? Segundo o Headhunter Bernt Entschev, “geralmente o perfil das pessoas que dizem ‘sim’ a tudo está ligado a um indivíduo que têm baixa autoestima, que possui medo de não ser aceito, ou que lá atrás o seu histórico está ligado a rejeição. Então essa pessoa aceita tudo para justamente tentar agradar ao outro, esquecendo-se de si própria.” Ele nos dá alguma ajuda para dizer ´não’.

  1. O ‘não’ precisa estar ligado aos seus valores. Essa ancora é primordial e vai lhe deixar de consciência limpa sempre que precisar colocar a palavra em prática.
  2. Fundamente o seu ‘não’. No ambiente de trabalho procure negociar mais com as pessoas, chefias e clientes. O seu não com esse amparo, fará de você uma pessoa mais respeitada, conhecida por seu jeito assertivo de lidar com as coisas.
  3. Aprenda a receber o ‘não’ sem fazer julgamentos prévios. Seja maduro. Além de ajudar o seu desencolhimento profissional, também estará ajudando outras pessoas a exercitar a fazer o mesmo. Deixe de lado um pouco a forma ‘sentimental’ que está em nosso DNA.
  4. Por fim, busque entender onde está o seu direito e o direito do outro. Algo básico, mas que precisamos entender para evitar melindres. O ‘não’, se encaixa exatamente no meio desses dois princípios. Aprenda a dizer e a receber o ‘Não’ para que o seu ‘Sim’ tenha mais valor!

Evellis Magazine – Quem lê, cresce!
Pessoas, ideias e atitudes inspiradoras.
www.evellis.com

Você poderá gostar de ler estes posts também

Deixe seu comentário